quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A Educação Precisa de Respostas

Campanha “A Educação Precisa de Respostas”
Em busca de respostas e transformações na educação, o Grupo RBS lançou, em agosto de 2012, a campanha institucional  “A Educação Precisa de Respostas”, veiculada e repercutida através de todos os veículos de mídia do Grupo.
Realizadas em parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, as ações dessa grande campanha de mobilização da sociedade têm por objetivo valorizar o ambiente escolar, os professores, os alunos e os gestores de educação. A meta final é buscar soluções que elevem a qualidade da Educação Básica no País e, em especial, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
– Acreditamos que a escola é o grande ambiente da educação, onde estão as respostas decisivas para a qualidade do aprendizado de crianças e jovens. A nossa campanha tem de estar dentro da escola, valorizando as respostas que já existem e incentivando a busca de novas soluções – explica Lúcia Ritzel, gerente executiva da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.
Voltada à defesa da educação de qualidade como condição indispensável para o desenvolvimento e crescimento do país, a campanha “A Educação Precisa de Respostas” foi criada a partir de seis perguntas formuladas com base nas metas da organização "Todos pela Educação", estando em busca de respostas para questões como a posição do Brasil no ranking internacional de qualidade da educação, a defasagem escolar, a participação dos pais na vida escolar dos filhos e outras de igual importância.
O material da campanha está disponível no site www.precisamosderespostas.com.br, por meio do qual a comunidade pode participar enviando suas próprias perguntas sobre educação.

(Fonte:www.cmpa.ensino.eb.br) 

Veja abaixo o video da campanha:


Videos educacionais


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Currículo Real, Oculto e Prescrito


"Segundo Samuel Rocha Barros (op. cit., p. 170-1) “Em sentido amplo o currículo escolar abrange todas as experiências escolares entende-se por currículo escolar todas as atividades planejadas e desenvolvidas na escola, as experiências de aprendizagem às quais os alunos passam bem como as matérias previstas para cada nível de ensino, o que o torna uma espécie de mapa, que guia os profissionais a uma boa prática. Visto que cada escola está inserida em um contexto, seja temporal ou regional, o currículo deve contemplar as particularidades de cada localidade, entretanto deve respeitar as normas estabelecidas nacionalmente.”

Temos três tipos de currículo sendo eles:

Currículo Real
É o currículo idealizado pela prática do professor, ou seja, é experimentado, é a reação dos alunos ante ao que está sendo aprendido, compreendido e retido pelos mesmos. A característica marcante deste currículo é a contextualização dos conteúdos. São os moldes formais do Currículo formal que tomam vida na sala de sala onde se pode repensar seus conceitos e construir competências de caráter conceitual, procedimental e atitudinal.
“É o currículo que de fato acontece na sala de aula em decorrência de um projeto pedagógico e um plano de ensino. È a execução de um plano é a efetivação do que foi planejado, menos que neste caminho de planejar e do executar aconteça mudanças, intervenção da própria experiência dos professores, decorrente de seus valores, crenças e significados.” (Libâneo, p.172).
Essa metamorfose do conhecimento institucional ao conhecimento vivencial oportuniza a construção do conhecimento gerando, evidentemente,um saber significativo.


Currículo Oculto
É a representação de tudo o que os alunos aprendem pela convivência e a espontaneidade e o meio a várias práticas, atitudes,comportamentos, gestos, percepção que vigoram no meio social e escolar. O termo oculto significa que ele não está prescrito, não aparece no planejamento, embora se constitua como importante fator na aprendizagem.
“O currículo oculto é representado pelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor provenientes da experiência cultural, dos valores e significados trazidos pelas pessoas de seu meio social e vivenciado na própria escola, ou seja, das praticas e experiências compartilhadas em escola e na sala de aula.” (Libaneo, p. 172)
Portanto o currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes. O que se aprende no currículo oculto são fundamentalmente atitudes, comportamentos, valores e orientações.

Currículo Prescrito
É um conjunto de decisões normativas que são produzidas nos gabinetes das secretarias federais, estaduais e municipais de educação. É um currículo totalmente distanciado do currículo real, pois não respeita a diversidade, e não é construído pelos que fazem a escola cotidianamente.
O currículo prescrito atribuí à escola o papel de transmitir uma cultura com base na lógica da reprodução, um currículo igual para todo o território e para todos os alunos, construído para que o professor o execute da forma como veio estruturado.
Mesmo o currículo sendo prescrito, o professor através de sua interação deve construir, no dia-a-dia, novas alternativas curriculares para a sua prática docente. 


domingo, 7 de outubro de 2012

Aprendendo a aprender

Olá pessoal, estou construindo meu blog!

Me chamo Luana Becker Moresco, estou cursando o 3º Semestre de pedagogia na Universidade Norte do Paraná, Pólo Fagep-Ijuí-RS.
Criei este blog, aravés da proposta do portifólio das discipinas do meu curso, onde nele faremos um debate sobre curriculo escolar.
Conto com a participação de vocês.
Abraços Luh